Explore our favorite Quadric pages and layouts, and find the right fit for you.

Conheça e se delicie com a culinária amazônica

Festival de Parintins 2020 / Gastronomia  / Conheça e se delicie com a culinária amazônica

Conheça e se delicie com a culinária amazônica

Quem vai à Parintins não pode deixar de provar a rica culinária regional presente em todas as bancas de cafés, restaurantes e lanchonetes da cidade.

Quando o assunto é gastronomia, o Amazonas é um estado beneficiado pela grande variedade de sabores. Boa parte, proporcionada pela influência da culinária indígena, portuguesa e africana. 

Logo pela manhã você pode se deliciar com um gostoso pão com tucumã e queijo coalho acompanhado de café com leite ou suco natural dos mais variados sabores. É tanta opção que no momento da escolha a dúvida é cruel. Qual iguaria provar??? 

Servido no Mercado Municipal ou nas casas especializadas, o café da manhã regional é uma boa alternativa para quem quer fugir da mesmice e fazer um upgrade no próprio paladar. 

Há uma variedade de sucos, sanduíches e tapiocas. Além do acompanhamento do famoso tucumã, os cafés regionais oferecem pupunha, pé de moleque, canjica, mingau de banana, mungunzá, bolo, pamonha, macaxeira cozida, cará, bolo de macaxeira, bolo de milho, cuscuz e milho verde. Para quem deseja emoções mais fortes recomendamos a tapioca com coco e leite condensado e a tapioca de pirarucu.

O famoso tucumã apreciado pelo amazonense. Foto: Cao Ferreira

Nos restaurantes, os cardápios contam com grande quantidade de pratos feitos a partir de peixes da região. Por conta disso, Parintins oferece uma grande variedade de pescados que vão desde o acari-bodó e o jaraqui assado, presentes nos quatro cantos da cidade, até a costela de tambaqui ao molho de camarão fresco servido em alguns restaurantes.

Vai um pacu frito aí?? Foto: Cao Ferreira

Devido à existência de mais de duas mil espécies de peixes nos rios do Amazonas, a culinária amazonense valoriza, acima de tudo, o pescado. Com a preparação de pratos típicos, servidos fritos, assados ou cozidos.

Outro alimento que têm grande prestígio entre os moradores da região, é a farinha de mandioca ou a famosa “farinha baguda”, muito apreciada em pratos feitos com peixes, seja ela apreciada através do pirão ou em farofa. 

Jaraqui frito. Foto: Cao Ferreira
Matrinxã assada. Foto: Cao Ferreira

A gastronomia amazônica é sem dúvidas uma atração à parte, devido à fartura de produtos naturais. Abundante, saborosa, variada e com um toque especial do parintinense, a culinária da cidade dos bois Garantido e Caprichoso, se destaca por servir pratos típicos que misturam paladares da tradição com uma pitada de inovação. Com a utilização de temperos, aromas e sabores que a bela e rica Amazônia oferece. 

A deliciosa caldeirada de tambaqui. Foto: Cao Ferreira

Onde encontrar? Mercado Municipal de Parintins | Restaurantes na Orla da cidade | Bancas regionais de café