Explore our favorite Quadric pages and layouts, and find the right fit for you.

Fique por dentro da Festa em honra à Nossa Senhora do Carmo

Festival de Parintins 2020 / Imperdível  / Fique por dentro da Festa em honra à Nossa Senhora do Carmo

Fique por dentro da Festa em honra à Nossa Senhora do Carmo

Após o encerramento do Festival de Parintins, os moradores da cidades se preparam para celebrar a fé em honra à padroeira do município, à Virgem do Carmelo, Nossa Senhora do Carmo.

Considerada o segundo maior evento religioso da região Norte, ficando atrás apenas do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, a festa em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins, ocorre no período de 6 a 16 de julho. Um grandioso arraial é montado no entorno da Catedral e todas as noites, após a missa, shows musicais e bingos animam as noitadas da quermesse em prol das ações da diocese. 

Os pontos altos dos festejos são a Romaria das Águas e a procissão em homenagem à padroeira da cidade, que reúnem milhares de pessoas que em um gesto de fé e devoção acompanham a santa pelas ruas da cidade. Nessa época, centenas de fiéis reúnem-se na ilha para celebrar à Virgem do Carmelo, Nossa Senhora do Carmo.

Romaria das águas. Fotos: Kedson Silva e Yuri Pinheiro

Moradores das ruas e avenidas por onde a imagem passa iniciam a ornamentação das casas, calçadas e o leito das ruas para a passagem da santa. Casas enfeitadas, ruas decoradas, fogos, balões e aplausos são manifestações de carinho pela padroeira da cidade. 

Foto: Yuri Pinheiro

Durante o percurso da santa, pode-se notar pessoas descalças, crianças vestidas de anjos na frente das casas, senhores distribuindo água à multidão, e até mesmo, homens e mulheres carregando objetos pesados, tudo isso como forma de agradecer à santa por todas as bênçãos alcançadas. 

A festa religiosa é a maior manifestação de fé do Baixo Amazonas, cada ano reúne centenas de fiéis, pagadores de promessas,  ribeirinhos e romeiros vindos de Manaus e municípios vizinhos. 

Foto: Marcos Amend

Que linda, não é? Pra quem deseja conhecer a igreja e a devoção dos parintinenses à Nossa Senhora do Carmo é só descer o Rio Amazonas até Parintins e ser abençoado pela virgem do Carmelo. Vamos?

O quê? Catedral de Parintins

Onde fica? Avenida Amazonas – Centro, Parintins|AM