Explore our favorite Quadric pages and layouts, and find the right fit for you.

O artesanato parintinense, um retrato da Amazônia

Festival de Parintins 2020 / Compras  / O artesanato parintinense, um retrato da Amazônia

O artesanato parintinense, um retrato da Amazônia

O Festival Folclórico de Parintins encanta tanto pela beleza do espetáculo proporcionado pelos Bois Garantido e Caprichoso quanto pela variedade das produções artísticas de artesãos da região. E uma das opções para quem vai à ilha Tupinambarana nesses dias do Festival é a feira do artesanato localizada todos os anos na Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

Foto: Mário Oliveira

Herdeiros de uma tradição milenar que remonta aos índios Sapupés, Mundurucus, Paravianas, Uapixanas, Tupinambás e Parintintim, que foram os primitivos habitantes da região, o artesanato parintinense é um retrato multicolorido da natureza amazônica. 

As peças artesanais são confeccionadas com material da fauna e da flora amazônica. Esses produtos têm uma grande diversidade cultural e os artesanatos produzidos refletem os costumes indígenas que foram repassados ao longo do tempo.  

Foto: Mário Oliveira

Ao chegar na cidade, para o Festival de Parintins, logo se encontram barracas com a venda de artesanato. Centenas de pessoas realizam à comercialização do produto como forma de sustento para à família. Hoje, essas peças são utilizadas como fonte de renda do caboclo e dos moradores locais. 

Incontáveis são os produtos feitos por meio do artesanato, com uma infinidade de trabalhos com fibras, coquinhos, cerâmica, pedra-sabão, barro, couro, madeira, látex, entre outros. São feitos bichos, colares, pulseiras, brincos, cestarias, potes, etc. 

Foto: Mário Oliveira

O artesanato da Amazônia exibe toda a beleza dos detalhes e influências indígenas. O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes e tradições da região Norte.

A cultura da nossa terra é muito rica, não é mesmo? Viva a nossa diversidade cultural, viva o talento dos artesãos da Amazônia.