‘BBB 24’: Buscas por ‘cunhã’ têm alta de 1.850% no Google, e vendas para Festival de Parintins crescem

Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido na arena do bumbódromo. Foto: Aguilar Abecassis.

Por Ana Clara Veloso – Jornal Extra

Rio de Janeiro – Em tupi-guarani, “cunhã-poranga” significa “mulher bonita”. De onde a manauara Isabelle Nogueira vem, “cunhã-poranga” é posto: cada boi-bumbá que se apresenta no Festival Folclórico de Parintins tem a sua, disputando notas dos jurados. E Isabelle é a representante do Boi Garantido. No “Big Brother Brasil 24”, no entanto, “cunhã” virou o apelido da participante. E, deste a estreia do reality, as buscas pela palavra no Google subiram 1.850%.

Um levantamento exclusivo, que mostrou ainda que o Brasil nunca pesquisou tanto por “cunhã” e “poranga” como nas últimas semanas, foi feito pelo Google a pedido do EXTRA. As pesquisas por “poranga” cresceram 430% no Brasil, aliás. Isso significa ainda que as consultas por “cunhã” e “poranga” aumentaram 19 vezes e cinco vezes, respectivamente.

E não parou por aí a curiosidade dos brasileiros. Se a manauara entrou no reality show com mais de 200 mil seguidores no Instagram, atestando a representatividade principalmente na região Norte do país, sua expressão já explodiu pelo país inteiro. Atualmente, ela tem três milhões de fãs na rede social.

A passagem de Isabelle pelo reality show tem alimentado o interesse sobre sua cultura também. Desde a estreia do “Big Brother Brasil 24”, em 8 de janeiro, o “Festival de Parintins” foi 460% mais pesquisado no Google. Na agência de viagens CVC, já houve aumento de 350% na procura para a edição deste ano, em relação à do ano passado.

Torcida de Isabelle, do ‘BBB 24’ paralisa festa de carnaval em Parintins para ver resultado do paredão — Foto: Reprodução/TV Globo

— Os ingressos pagos para o Bumbódromo, onde acontece o Festival de Parintins, sempre se esgotaram em menos de meia hora. Mas, neste ano, se esgotaram em apenas quatro minutos. Com certeza tem influência da Isabelle, que foi muito hábil em falar não só sobre a sua história, mas sobre o Festival de Parintins no maior reality show e produto de massa do mundo — avalia Valdo Garcia, diretor da Amazon Best, empresa que faz a gestão da bilheteria do festival.

Ainda segundo ele, o desejo de marcas por se associarem ao evento, com patrocínios e ativações, também já aumentou em até 40% em relação ao ano passado, embora as negociações ainda estejam acontecendo. O Festival Folclórico de Parintins acontece tradicionalmente no último fim de semana de junho, em torno da disputa entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso.

A rivalidade, desde que começou o programa, ficou de lado, no entanto. As torcidas de ambos os bois se juntam para salvar a cunhã da eliminação, quando ela cai no paredão. Sem saber, Isabelle os recompensa, turbinando o interesse pelos bois na internet. As buscas pelo “Boi Garantido”, que ela representa, cresceram 330%. As pesquisas por “Boi Caprichoso” cresceram 190%.

Buscar conhecer mais dos bois pela internet é válido. Mas aos curiosos, a cunhã-poranga já avisou, no “BBB”, que nem adianta tentar escolher um lado para torcer no festival. A regra é deixar o boi escolher os seus seguidores no evento, tomando conta dos corações e provocando arrepios na pele.