Carnailha é Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas

Foto: Yuri Pinheiro

O segundo maior evento do calendário cultural e turístico de Parintins (distante 359 quilômetros de Manaus), e o maior Carnaval do interior do Estado, agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas.

O evento, tradicionalmente realizado no domingo, segunda e terça-feira de Carnaval, surgiu como uma forma de valorizar a cultura local e promover o turismo na região. Além de gerar emprego e renda para o município, movimentando a economia local.

Foto: Yuri Pinheiro.

O projeto de Lei que transforma o Carnaval de rua de Parintins é de autoria da deputada estadual Mayra Dias. Para ela o Carnailha é uma expressão da identidade cultural do povo parintinense, que mistura elementos do boi-bumbá, do samba e de outros ritmos regionais e nacionais. “O evento é uma forma de preservar e divulgar as tradições locais, bem como de integrar e diversificar as manifestações culturais do Estado”, destaca

O Carnailha como Patrimônio Cultural e Imaterial reconhece a relevância e o valor desse evento para a cultura amazonense garantido a proteção, valorização e promoção.