Festa do Povo Vermelho celebra 33º título do Boi Garantido com despedida de Valentina Coimbra

Fotos: Aguilar Abecassis

A noite do último sábado (5) ficará marcada no coração do torcedor do Boi Garantido que vive em Manaus. A comemoração do 33º título do boi campeão do 58º Festival de Parintins lotou o Centro de Convenções Sambódromo. De acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), mais de 40 mil pessoas estiveram presentes no evento, e os portões precisaram ser fechados.

O Boi Garantido transformou o sambódromo no bumbódromo de Parintins e celebrou a conquista com a apresentação do troféu pelo presidente Fred Góes. “A vitória do Boi Garantido é coletiva e tem toda a sua importância. Esse sentimento não é só meu. Estou tranquilo porque o mais importante era a galera receber esse título”, declarou.

O espetáculo


O Boi Garantido levou todos os seus itens oficiais ao sambódromo, onde juntos celebraram a vitória no Festival de Parintins 2025. Israel Paulain foi o menestrel da festa, David Assayag emocionou com sua voz, João Paulo Faria provocou o boi contrário, Adriano Paquetá encantou com sua dança, Geviane Mendonça evoluiu com elegância, Lívia Cristina empunhou o estandarte vermelho e branco, e Isabelle Nogueira levantou o público com sua performance.

A apresentação do boi foi um espetáculo à parte. No entanto, a noite também foi marcada pela emoção da despedida da sinhazinha da fazenda, Valentina Coimbra, que na manhã de sábado havia anunciado sua saída do item. Com os olhos marejados, ela fez sua última dança ao lado do seu boi-bumbá e foi ovacionada pela galera vermelha.

O Boi Garantido venceu o Festival de Parintins com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, encerrando um jejum de títulos que durava desde 2019.