Parintins (AM) – Aos 75 anos, o Jornalista e compositor Fred Góes assume pela segunda vez (a primeira foi em 1992) a missão de presidir o Boi-Bumbá Garantido. Seu principal desafio é recuperar a agremiação da crise administrativa e financeira que mergulhou nos últimos anos.
O novo dirigente vermelho e branco, após sua posse, já anunciou o tema do bumbá para o Festival 2024, está na fase da escolha do repertório musical e transformou a Cidade Garantido num verdadeiro canteiro de obras. Para ele, este é o momento da retomada da profissionalização. “Agora é o momento de o Garantido partir para a profissionalização, buscar um espetáculo profissional para que a gente possa manter Parintins no pedestal da cultura musical da nossa Amazônia”, afirma.
Todo de branco e carregando um charango nas costas, Fred mantém o jeito simples, pândego e agora cheio de responsabilidades. Uma paradinha na baixa para um bate-papo com os “velhotes”, como chama a velha guarda do boi, onde toca uma toada, empurra um gole de cerveja, depois se despede e retoma as atividades de mandatário da nação vermelha.
Sua simplicidade foi transmitida para os setores do boi Garantido. “Não nos reunimos atrás daquela mesona, nos reunimos num círculo, não tem nem mesa entre a gente porque é mais aconchegante, é mais direto, não tem aquele distanciamento do presidente”, conta.