Uma manhã de confraternização com café regional reuniu, no domingo (26/5), torcedores tradicionais que participaram de alguma forma mais direta da história do Garantido, o boi que nasceu na baixa da Xanda, apelido da mãe do seu criador, Lindolfo Monteverde. Estavam presentes ex-presidentes, ex-diretores e ex-brincantes de arena. O encontro foi uma iniciativa do presidente Fred Góes, do vice e diretor financeiro Marialvo Brandão, por meio da Diretoria Social, ao comando da diretora Léa Costa.
O momento foi marcado por saudosismo diante do encontro de várias gerações de torcedores, que por décadas sempre estiveram presentes no Boi do Povão. A programação foi embalada com muita toada e a evolução do Boi Garantido. Todos os convidados e convidadas receberam lembranças da diretoria.
Entre os presentes estavam dona Maria do Carmo Monteverde, os ex-presidentes José Walmir Martins de Lima, Adelson Albuquerque e Fábio Cardoso. O mestre Jair Mendes (81), nome histórico entre os artistas da história do festival, também participou.
O encontro também teve um momento de homenagem a integrantes de itens coletivos do bumbá. Em especial, a torcida oficial Comando Garantido e a Companhia de Dança Folclórica Garantido Show.
Para o presidente Fred Góes, quem mantém viva a memória do Boi são essas pessoas que compõem a tradição, as pessoas da chamada “Velha Guarda”. “Eu gosto mais do termo tradição, respeitando sempre as pessoas da tradição do Boi. Então, quando a gente trás todo mundo, os ex-presidentes, qual é nossa intenção? E de que nós não estamos dirigindo o Boi com rancor de nada, fomos eleitos pelos sócios do Boi, e quando você é eleito, você vira gestor de toda a nação vermelha a branca. Então, nada melhor do que unir a nação como um todo, como nesse momento que nós nos preparamos para o nosso trigésimo terceiro título”, destacou Fred.
O vice-presidente Marialvo Brandão disse que agora, sim, a diretoria está conseguindo, de fato, um dos objetivos que era unir o Garantido novamente, com todos os seguimentos, os ex-presidente e ex-brincantes, todos que têm sentimento de ser Garantido. “Isso nos enche de alegria porque, de fato, nós estamos conseguindo transformar, retornar com a grandiosidade que o Garantido sempre teve”, frisou Brandão.
Léa Costa, Diretora Social do Garantido, ressaltou a importância da presença de torcedores tradicionais. “Nós conseguimos unir a turma da tradição do Boi, essa turma que fez a história do Boi Garantido, assim como essa homenagem é para todos os integrantes do Garantido Show e do Comando Garantido. É isso que nós queremos, a nossa Cidade Garantido movimentada, com a nossa torcida”, disse Léa.
“Eu estou gratificado por poder chegar aqui no Garantido e ter essa recepção da Velha Guarda do nosso boi. O Garantido que sempre foi de vanguarda, essa turma dos mais antigos, eles ajudaram a dar vida para essa festa tão bonita que é a f esta do nosso boi-bumbá. E hoje se comemora mais uma vez esse entrelaçamento desta família vermelha a branca do boi-bumbá Garantido. Parabéns para o presidente Fred Góes, para seu vice Marialvo Brandão e todos os que hoje conseguem transformar o nosso boi tão querido”, afirmou o ex-presidente do Garantido, José Walmir.