O Carnailha reúne alegria, irreverencia luxo e muita beleza.

Carnailha e Carnaboi injetam R$ 10 milhões na economia de Parintins: Mais de 40 mil pessoas passarão pela avenida Paraíba

Parintins (AM) – Considerado o maior e melhor Carnaval do interior do Estado do Amazonas, o Carnailha e o Carnaboi, em Parintins, são uma mistura de ritmos. A festa reúne o espetáculo das escolas de samba, a irreverência dos blocos de rua, a animação dos bailes de carnaval e a rivalidade dos bumbás Caprichoso e Garantido.

O Carnailha e o Carnaboi são realizados na Avenida Paraíba, uma das principais vias de Parintins, que nesta época do ano recebe arquibancadas, camarotes, frisas e uma multidão que brinca e se diverte durante três noites: domingo (11), segunda (12) e terça-feira (13) de carnaval.

Uma multidão acompanha os blocos carnavalescos de Parintins.
Mais de 40 mil pessoas devem passar pela avenida do Carnailha. Fotos: Élcio Farias.

Um dos responsáveis pelo crescimento da festa é o prefeito de Parintins, Bi Garcia, que viu em 2017 a oportunidade de trazer para a cidade o Carnaboi, não realizado em Manaus naquele ano. “Em 2017, não aconteceu em Manaus e fizemos a primeira versão dele dentro do bumbódromo, e depois só vem crescendo. Hoje é o segundo maior produto cultural turístico do município de Parintins”, lembra.

Este ano, o Carnailha faz circular na economia local aproximadamente R$ 10 milhões, gerando emprego e oportunidades de trabalho para centenas de pessoas, desde os trabalhadores que atuam diretamente no carnaval até bares, restaurantes e outras atividades econômicas envolvidas.

De acordo com o chefe do executivo municipal, um número expressivo de foliões é aguardado no Carnailha. “Nós esperamos um público de mais de 40 mil pessoas. Nós temos grupos de carnaval que levam mais de dez mil pessoas por bloco e o Carnaboi, onde participam entre 15 e 20 mil pessoas”, declarou.

Para o empresário Valdo Garcia, diretor da empresa Amazon e que há muitos anos atua com grandes eventos, o carnaval de Parintins reúne elementos que podem fazer com que essa festa ultrapasse os limites da região Norte. “O Carnailha tem potencial para ser o melhor carnaval do Brasil”, assegura.

Programação

A ordem de apresentação dos blocos é definida com as Secretarias de Cultura e Turismo do Município. Cinco agremiações do grupo irreverentes se apresentam no domingo, 11. seis blocos do Grupo Especial na segunda-feira, 12, e os itens oficiais dos bumbás Caprichoso e Garantido participam da programação do Carnaboi na terça-feira, 13.

No domingo, abre o Carnaval parintinense o bloco As Tiazinhas, seguido de Invasão na Folia, Lagarto Salgado, Chitara da Chapada e Os Piratas.

Assista a apresentação dos blocos da chave irreverente de 2023.

Na segunda-feira se apresentam Ursos Polares, Fax Club, Rubro Negro, Unidos do Itaúna, Império dos Palmares e Bad Boy.

Assista os blocos do Grupo Especial na segunda noite do Carnailha de 2023.

O Carnaboi deu uma nova perspectiva para as festividades carnavalescas em Parintins. O Boi-Bumbá, elemento central do folclore local, ganha uma roupagem especial em ritmo elétrico. A ordem de apresentação é a seguinte:

20h – Prince Caprichoso e Júnior Paulain
21h – David Assayag / João Paulo Faria
22h – Edmundo Oran
23h – Israel Paulain
00h – Patrick Araújo
01h – Sebastião Júnior

Veja como foi o Carnaboi 2023

Em 2024, o Carnaval de Parintins acontece com o status de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas, uma proposição da deputada estadual Mayra Dias. O evento desempenha um papel importante no desenvolvimento econômico e turístico da cidade.