Festival de Parintins 2025: currais dos bois Caprichoso e Garantido são experiências imperdíveis para imersão turística

Quem for prestigiar o 58º Festival de Parintins, considerado o maior espetáculo a céu aberto do mundo, não pode deixar de conhecer os locais onde a magia começa: os currais dos bois Caprichoso e Garantido. Mais do que espaços culturais, esses centros fervilham de identidade, memória e emoção, sendo paradas obrigatórias para quem quer mergulhar de verdade na alma da festa que acontece há mais de meio século no meio da floresta amazônica.

Os currais fazem parte do roteiro turístico da cidade, destacando que ambos contam com estruturas dedicadas a receber turistas e torcedores das nações azul e vermelha com programações especiais, museus, lojas de artesanato e vivências culturais.

Curral Zeca Xibelão: a força da nação azul

No bairro de Palmares, o Curral Zeca Xibelão é o berço da nação Caprichoso. Nomeado em homenagem ao lendário Zeca Xibelão, considerado o maior tuxaua da história do bumbá, o espaço é sinônimo de tradição, resistência e arte.

Com uma imponente escultura do boi azul logo na entrada, o curral localizado na rua Gomes de Castro, no centro, já passou por diversas reformas e hoje oferece uma estrutura moderna, acessível e preparada para receber visitantes diariamente a partir das 8h, com programação até o fim dos ensaios noturnos.

O espaço conta com Museu do Caprichoso, que reúne a linha do tempo com fotos e relíquias que contam a trajetória do boi e do festival, além de palco de ensaios e eventos, onde o ritmo da galera azulada ganha vida todas as noites.

Os visitantes podem aproveitar ainda a lojinha de artesanatos, aberta das 20h30 às 23h nos dias de semana e até a meia-noite nos fins de semana, com produtos oficiais do Boi Caprichoso e souvenires.

Cidade Garantido: Curral às margens do rio Amazonas

Na Baixa do São José, bairro conhecido como o berço do boi Garantido, está localizada a Cidade Garantido, um complexo arquitetônico completo que abriga os galpões, setor administrativo, praça de alimentação e o lendário curral da nação vermelha.

É nesse espaço que a alma encarnada se manifesta com força total. O complexo funciona em horário comercial, e a partir das 18h, a praça de alimentação entra em cena com sabores típicos e ambiente animado.

Você encontra no local a sala de troféus com conquistas históricas desde os anos 1960; o busto de Lindolfo Monteverde, o criador do Boi Garantido; galpões de criação onde nascem as alegorias e fantasias que encantam o Bumbódromo, além da vista privilegiada do rio Amazonas, perfeita para fotos e contemplação.

Tradição viva que emociona

Na energia de Caprichoso e Garantido, visitar os currais é mais do que turismo é viver a tradição por dentro. Com apoio da Amazonastur, esses espaços estão prontos para receber turistas do mundo inteiro que desejam sentir, ouvir, dançar e se emocionar com a grandiosidade do 58º Festival de Parintins.

Dica importante: em respeito à tradição, recomenda-se evitar o uso de roupas vermelhas ou similares durante a visita no curral do Caprichoso assim como vestir azul ou tons semelhantes durante a visita ao curral do Garantido.

Fotos: Lucas Silva/ Amazonastur