Lagarto Salgado e Chitara da Chapada se destacam na primeira noite do Carnailha

Mais de 15 mil pessoas passaram pela avenida do Carnailha nesta primeira noite do Carnaval de Parintins.
Multidão tomou conta da avenida do Carnailha. Foto: Yuri Pinheiro.

Parintins (AM) – O parintinense não sabe brincar quando se trata de grandes eventos, pois sendo um povo pávulo, sempre quer ser o melhor e maior. Se o Festival é uma das maiores manifestações culturais do norte do Brasil, o Carnailha já se firmou como o maior evento momesco do interior do Estado.

E nesta domingo, quem esteve no circuito do Carnailha pôde presenciar a manifestação de alegria, irreverência e descontração dos blocos As Tiazinhas, Invasão na Folia, Lagarto Salgado, Chitara da Chapada e Os Piratas.

Foto: Pitter Freitas

Na noite deste domingo, 11, o bloco “As Tiazinhas” prestou uma homenagem ao artista do Boi Caprichoso, Markinho Azevedo, que faleceu em dezembro do ano passado. O bloco levou a malandragem do Markinho na comissão de frente com um tripé que conduzia a imagem dos bois Caprichoso e Garantido. Markinho foi tripa dos dois bumbás.

O letreiro do bloco destacou o tema “Markinho Azevedo, a nossa estrela é você” com a imagem do artista. Se estivesse vivo, o artista estaria completando hoje 60 anos.

Foto: Michel Amazonas

O segundo bloco a se apresentar foi o Invasão na Folia, que destacou a figura das irmãs LGBT Shontele Tapajós, Valentina Brunelly e Priscila Molinary com a temática “Lamparinhinhas mais iluminadas do que nunca”. A agremiação fez uma releitura do carnaval já apresentado em anos anteriores.

O bloco deixou a mensagem de combate a homofobia durante seu desfile. Foto: Michel Amazonas

O Bloco Lagarto Salgado abriu seu desfile com um lagarto gigante e uma bandeira LGBTQIAPN+ desenvolvida na avenida com o tema: “Deu 24, sai do Armário, pega tua Fantasia e vem brincar no Lagarto”. Segundo a presidente Fernanda Butel, o bloco buscou na avenida desmitificar todo o preconceito criado em torno do número. O Lagarto foi considerado pela opinião pública o mais animado do Carnailha e conduziu cerca de 15 mil pessoas no arrastão.

Chitara comemorou 40 anos no Carnaval de Parintins. Foto: Michel Amazonas.

Luxuoso, grandioso e resgatando os carnavais de 40 anos, o bloco Chitara da Chapada contou suas quatro décadas de alegria no Carnailha. Homenageou campeões e arrastou uma multidão para a Avenida Paraíba. Com desfile técnico e irreverente, o bloco, ao lado do Lagarto Salgado, se destacou durante as apresentações da chave “B”.

Bloco “Os Piratas” por sua vez completou 25 anos. Foto: Michel Amazonas.

A primeira noite do Carnaval encerrou com uma marchinha que fez todo mundo cantar na avenida do Bloco Os Piratas. Destacando os 25 anos de carnaval, a letra irreverente fez muito sucesso durante a passagem do bloco. O bloco também fez uma apresentação técnica e com grande participação popular. O Carnavalesco Dilhermando Dilha avaliou positivamente a apresentação do grupo.

Os quesitos julgados nos blocos da chave irreverente são: Comissão de Frente, Rainha, Animação e Marchinha. O resultado será divulgado na manhã de quarta-feira (14). Em resumo, a apresentação dos blocos da Chave Irreverente do Carnailha de Parintins é uma celebração única e animada, que combina tradição, criatividade e muita diversão, tornando-se um dos pontos altos do Carnaval na região.